A Água e os Adubos Utilizados

Em hidroponia, quanto melhor a qualidade da água menos problemas. A análise química (quantidade de nutrientes e salinidade) e microbiológica (coliformes fecais e patógenos) é fundamental. O recomendável é enviar amostras para empresa que costuma fazer análise para produtores hidropônicos.

Os parâmetros que devem ser considerados são: carbonatos, sulfatos, cloretos, sódio, ferro, cálcio, magnésio e micronutrientes (Cl ativo, Mn, Mo, B, Zn, Cu).

Se a água contém boa quantidade de Ca ou B, por exemplo, este valor deve ser descontado no momento de adicionar os adubos na solução. Tem-se recomendado que este desconto deve acontecer quando o valor de um dado macronutriente ultrapassar a 25% do que seria adicionado a solução (formulação), e 50% para os micronutrientes. Águas de poços subterrâneos podem conter altos valores de Ca e Mg.

Água com teor de cloreto de sódio (NaCl) acima de 50 ppm (50g/1.000L) começa a causar problemas de fitotoxidez e pode inviabilizar seu uso;

Se a água for dura (elevado teor de íons carbonatos, HCO3-), haverá problemas de elevação do pH e indisponibilização de ferro adicionado a solução. Também conterá sulfatos, mas os íon sultato é macronutriente;

Águas subterrâneas de rochas calcáreas e dolomíticas contém bons teores de Ca e Mg;

Água com codutividade elétrica (índice que indica o teor de sais dissolvidos) superior a 0,75 mS/cm, não tem sido recomendada para hidroponia. Mas sempre tudo pode ser resolvido de alguma forma;

Uma alface hidropônica, em média, consome 75 mL a 100 mL de água por dia. Portanto, um projeto de 9.000 pés, pode consumir de 675 a 900 L por dia. Num sistema NFT, recomenda-se que o reservatório da solução nutritiva tenha capacidade para armazenar, pelo menos, de ½ a 1,0 L por planta. Então, no projeto de 9.000 pés, a capacidade do reservatório (ou a soma dos mesmos, quando for mais de um) deve ser de, no mínimo, 4.500 a 9.000 L efetivos de água (na verdade, solução nutritiva).

Adubos Utilizados:

Além dos adubos prontos (Kristalon, Peter's, Plant Prod...) disponíveis no comércio, os mais utilizados em hidroponia, são:

Macronutrientes: Nitrato de Cálcio Especial; Nitrato de Potássio; Sulfato de Magnésio; Cloreto de Potássio Branco; MAP purificado; MKP; Sulfato de Potássio.

Micronutrientes: Sulfato de Manganês; Sulfato de Zinco; Sulfato de Cobre; Ácido Bórico; Molibdato de Sódio ou de Amônio; alguma fonte de ferro (FeEDTA Na2; Ferrilene; Tenso-Fe; Dissolvine; Rexolin M48...).

Todos eles são de alta solubilidade em água e de alta pureza.