Imprimir

O não uso de agrotóxico no LabHidro

Produzir em hidroponia não significa, necessariamente, produzir sem agrotóxicos. Mesmo em hidroponia, ocorrem doenças e ataques de insetos. Naturalmente que as ocorrências são esporádicas, pois as plantas são mais protegidas das adversidades do clima, dos patógenos e dos insetos, além de serem melhor nutridas durante o ciclo.

Por outro lado, uma estufa mal planejada, ou um manejado inadequado das cortinas, ou ainda uma solução nutritiva com problemas, pode favorecer o ataque de doenças. Um ambiente quente, úmido e mal ventilado é "doença na certa". Na hidroponia, uma vez estabelecida a doença, seu alastramento é rápido e fulminante. O mesmo acontece quando se permite o ataque de insetos.

Uma vez estabelecido uma infestação, tem-se que tomar medidas rápidas de controle, principalmente quando se pretende produzir sem agrotóxicos. Por isso, tem que estar atento, e não é qualquer empregado que se dá o luxo de olhar cada planta diariamente.

Produção Sem Agrotóxicos no LabHidro:

Na tentativa de produzir sem agrotóxicos, muitos acontecimentos importantes ocorreram no LabHidro nos últimos anos. Primeiro, descobriu-se que sabe-se muito pouco sobre produção sem agrotóxicos. Depois, descobriu-se a importância da palavra "prevenção" em cultivo sem agrotóxico. Por último, constatou-se a dificuldade que o ser humano tem de continuar a aplicar chás ou caldas, por exemplo, em caráter preventivo quando já fazem semanas que não ocorrem algum ataque de doenças ou insetos.

Leia sobre como lidamos com infestação de insetos e com a infestação de doenças.